Universidade dos Açores

Apresentação

O Departamento de Ciências da Educação (DCE), criado em 1976, tem por missão assegurar a formação de professores da Educação Básica e do Ensino Secundário, de outros profissionais com responsabilidades na área da educação e de psicólogos, a par com a promoção da investigação e com a prestação de serviços nas áreas da Educação e da Psicologia, assim contribuído de forma significativa para a elevação do nível cultural da Região Autónoma dos Açores.

O DCE tem a sua sede no campus universitário de Ponta Delgada e integra uma delegação, localizada no campus de Angra do Heroísmo, com a missão específica de potenciar a acção do Departamento, aproveitando a sua implantação geográfica para facilitar o acesso de um maior número de potenciais beneficiários a toda a sua oferta.

Ao nível da formação inicial, o DCE oferece neste momento dois cursos de licenciatura, já adequados em conformidade com o Processo de Bolonha, designadamente a Licenciatura em Educação Básica e o Primeiro Ciclo de Estudos em Psicologia. No âmbito da formação complementar e contínua, o DCE, porque alicerçado numa filosofia de ensino que valoriza a reflexão crítica, a relação estreita entre a teoria, a prática e a investigação, tem prestado um contributo importante à formação professores na Região Autónoma dos Açores. Neste sentido, tem promovido uma série de acções de formação contínua de professores, integradas na oferta formativa da Universidade dos Açores. Tem também assegurado a Profissionalização em Serviço a muitos docentes da Região.  Quando se verificou no sistema educativo a necessidade de elevar a qualificação de muitos professores que possuíam apenas o grau de bacharel, o DCE respondeu prontamente, oferecendo Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, além de Cursos de Qualificação em Educação Especial para Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Actualmente o DCE oferece cursos de 2º Ciclos de Estudos (Mestrados) de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Ensino para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Mestrado em Educação, em Supervisão Pedagógica, em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica. No âmbito de uma colaboração interdepartamental, oferece ainda o Mestrado em Educação Ambiental. A oferta formativa do DCE integra ainda cursos de pós-graduação tal como pode ser constatado através da consulta ao sítio: http://www.dce.uac.pt/pdf/HDCE.htm.

Os docentes do DCE são também investigadores, liderando e integrando equipas de investigação que desenvolvem projectos através dos quais se tem produzido conhecimento de interesse para o progresso científico, sobretudo nas áreas da Educação e da Psicologia. Além de organizar eventos científicos na Universidade dos Açores, os docentes/investigadores do DCE participam regularmente em eventos nacionais e internacionais. A produção científica do DCE é visível através da publicação de inúmeros trabalhos na forma de livros e de artigos em revistas nacionais e internacionais de referência. O DCE possui, aliás, a sua própria revista, intitulada Arquipélago - Ciências da Educação.

O DCE disponibiliza ainda consultoria e serviços afins, por solicitação de entidades associadas ao sistema educativo regional e não só. Neste sentido, os seus docentes têm assumido o papel de consultores e emitido pareceres sobre variados assuntos relevantes para o desenvolvimento do sistema educativo.

O DCE é, pois, um Departamento em franca expansão, contribuindo, com a sua actividade, para o desenvolvimento da Universidade e da Região Autónoma dos Açores.

AcessibilidadeD. XHTML CSS
desenvolvido por morfose e UAç © 2010 | Termos de utilização